Insegurança digital
Dados de 29 milhões de usuários do Facebook são roubados
Falha em sistema que permite acesso automático às contas permitiu a coleta das informações
Divulgação -
O Facebook confirmou nesta sexta (12) que 29 milhôes de usuários foram afetados por um ataque sofrido pelo sistema. A invasão já havia sido divulgada pela rede social, que informou no dia 28 de setembro que crackers tiveram acesso a códigos digitais das contas de quase 50 milhões de pessoas. No entanto, na oportunidade não havia a certeza de que dados pessoais havia sido obtidos.
Nesta sexta, no entanto, o Facebook afirmou através de nota que pelo menos 15 milhões de usuários tiveram seus nomes, e-mails e números de telefones obtidos pelos invasores.
Outros 14 milhões de pessoas foram mais afetadas, com o roubo de dados como nome de usuário, identidade de gênero, localidade, idioma, relacionamento, religião, cidade natal e data de nascimento. Além disso, também foram obtidos no ataque informações sobre os locais recentes em que estes usuários estiveram e os dispositivos que foram usados para acessar a rede social.
Conforme o Facebook, os bandidos usaram uma brecha no sistema que mostra como o perfil de um usuário é exibido aos demais usuários, chamado de "Ver como".
A partir de contas que já era controladas por eles, os invasores automatizaram uma forma de ir passando de conta para conta, através dos amigos conectados, chegando a tomar o controle de 400 mil perfis.
Para conferir se a sua conta na rede social foi afetada pela invasão, o Facebook disponibilizou um link na Central de Ajuda. As informações estão disponíveis apenas em inglês.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário